quarta-feira, 2 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL

O melhoramento genético animal tem por finalidade aperfeiçoar a produção dos animais que apresentam interesse para o homem através de ferramentas como seleção e cruzamentos com o objetivo de selecionar genes de interesse econômico.
Sabe-se que o fenótipo de um indivíduo, ou seja, as características observáveis, é resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente e só será atingido um verdadeiro melhoramento genético se a nutrição e a saúde adequadas forem alcançadas.
O Triângulo da Vida de Walter expressa bem esse fator.
Interação dos fatores herança e ambiente.

O animal é aquilo que herdou e tem aquilo que lhe é dado: manejo, instalações, condições de higiene, entre outros, e será aquilo que produzir que deve ser entendido como a resposta.

Genótipo + Ambiente = Fenótipo ou Herança + Manejo = Produtividade.

Fontes:
http://www.embrapa.br
http://www.cantelli.com.br
E vcs... o que acham??

10 comentários:

  1. Oi Tássia!!!
    Esse negócio de Melhoramento Genético é muito interessante.
    Como vc disse, isso tem por finalidade o aperfeiçoamento da produção dos animais. Gostaria de saber se já foi encontrado o aperfeiçoamento "ideal" ou ainda tem muita coisa para descobrir?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renato
    Sim e não. Existem vários tipo de programa de melhoramento genético específico para cada cultura, mas para que isto ocorra, a melhoria genética não caminha sozinha, ela depende de uma série de fatores, portanto não é um fator isolado.
    Qto a segunda pergunta, há sempre coisas a serem descobertas, por isso a pesquisa, cientistas e jovens pesquisadores na área.
    Espero que eu tenha tirado a sua dúvida e que continue acessando.
    Obrigada, Tássia

    ResponderExcluir
  3. Oi Tássia gostaria de saber se você tem alguns artigos ou livros que falem sobre o melhoramento genetico animal no brasil, ou a influencia que o ambiente tem sobre o bovino, estou precisando de argumentos com esse assunto pois vou futuramente defender minha tese para minha graduaçao, tem como vc me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonatas, descupa a demora!!
    Se vc quiser eu posso te ajudar a procurar alguns artigos.
    Eu tenho aq os anais do SBZ desse ano, vou pesquisar e te passo o q eu tenho.
    Vc tem algum livro de melhoramento genético?
    Tem 2 q são mtos bons.
    Vc poderia me passar o seu e-mail?

    ResponderExcluir
  5. Oi,Tássia faço zootecnia e to procurando material sobre melhoramento genético Animal e vi seu blog que fala sobre o assunto e gostaria de saber se você tem livros e poderia me passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emizael, desculpa a demora. Tem sim, talvez o melhor seja o "Understand Animal Breeding" do Bourdon, em português tem um bem básico do Paulo Sávio "Melhoramento Genético Animal" que é uma revisão, tem outro do Kinghorn que se chama "Melhoramento Animal - Uso de Novas Tecnologias" e um outro do Jonas "Melhoramento Genético Animal Aplicado à Produção Animal". Bom.. basicamente são esses os mais usados por nós. Qualquer dúvida me retorne. Estou à disposição!

      Excluir
  6. Parabéns pelo blog Tássia !
    Terminei recentemente o curso de Ciências Biológicas, e agora darei entrada no meu mestrado, e quero seguir Genética e Bioquímica.
    Estou buscando alguns caminhos da Genética, e achei o seu blog muito interessante, e muito bem exemplificado.

    ResponderExcluir
  7. Oi David, muito obrigada pela visita ao blog!
    E que bom que gostou!
    Eu andei meio sumida daqui, porque estou finalizando o mestrado, mas prometo atualizar o blog com mais frequência.
    Hoje mesmo eu postei uma apresentação sobre uma revisão "Introdução ao Melhoramento Genético Animal" que fiz no final de 2012.
    Se precisar está disponível na minha última postagem.
    Obrigada mais uma vez e me desculpe a demora para responder!
    Se precisar de algum material do Melhoramento Genético estou à disposição!

    ResponderExcluir
  8. Olá, você teria algum artigo falando sobre melhoramento genetico em equinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carine, tudo bem? Esse artigo de melhoramento genético em equinos seria em qual segmento? Equinos de trabalho (apartação), corrida ou morfologia?

      Excluir